Integração Comissões x Planejamento de Vendas

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Introdução

Possibilita a bonificação sobre metas atingidas do planejamento de vendas para os representantes.

Implementada rotina que possibilita que seja criada política de comissionamento progressivo por venda, e ainda bonificar os vendedores e representantes por metas atingidas. Caso o vendedor ou representante tem uma comissão padrão por venda efetivada, entretanto, tem ainda, uma bonificação gradativa adicional, caso seja alcançada as metas de vendas, podendo existir alguns níveis de metas comerciais.Os processos de Planejamento de Vendas caracterizam-se por ser um instrumento de controle e acompanhamento das vendas realizadas pela empresa, em que envolve uma sequência determinada de passos que precisam ser seguidos para obter o melhor resultado.


Plano de Visualização Planejamento de Vendas.

Registrar Planejamento de Vendas.

Consultar Metas.

Bonificação Metas.

Plano de Visualização Planejamento de Vendas.


O Plano de Visualização Planejamento de Vendas define a configuração do Plano de Visualização que será utilizado para o Planejamento, no qual permite a criação e manutenção dos Produtos ou Grupos de Produtos a serem acompanhados no Planejamento de Vendas.


Será apresentada a tela:


Tela Plano de Visualização Planejamento de Vendas.


Onde Faz?


1.1. Acessar o menu Vendas > Planejamento de Vendas > Plano Visualização Planejamento de Vendas.


Como Faz?


1.2. Para registrar um plano de visualização planejamento de vendas:


Posicione o cursor sobre o GRID de Plano de Visualização Planejamento de Vendas.

Pressione a tecla Insert ou para habilitar a tela de registro do plano de visualização.


Será apresentada a tela:


Tela Registrar Plano de Visualização


Preencha os campos:


Nome

Informe o nome que será atribuído ao plano de visualização.

Descrição

Informe a descrição utilizada no plano de visualização.


Pressione o botão Confirmar para registrar o plano de visualização.

Após a confirmação do plano de visualização, selecione o documento registrado para habilitar o registro dos Sintéticos e Analíticos.


Sintéticos

Os grupos Sintéticos são os agrupadores, que podem consolidar determinadas Produtos ou Grupos de Produtos.

Para cadastrar um Sintético:

Posicione o cursor sobre o GRID de Sintéticos.

Pressione a tecla Insert ou para habilitar a tela de registro dos sintéticos.

Será apresentada a tela:

Tela Sintético.


Preencha os campos:


Nome

Informe o nome que será atribuído a meta de venda.


Sequência

Defina a sequência do sintético cadastrado.


Máscara

Informe a máscara do registro do sintético.


Plano de Visualização

Selecione o plano de visualização que será utilizado no sintético cadastrado. Pode-se determinar qualquer plano de visualização cadastrado.


Sintético

Selecione o sintético correspondente ao registro do sintético caso este for um subgrupo, caso contrário não é necessário.


Descrição

Informe a descrição utilizada no registro do sintético.


Pressione o botão Confirmar para finalizar o registro do sintético.

Para registrar novos sintéticos repita este processo a partir do passo 1.


Nota

Ao registrar vários sintéticos com o mesmo tipo de sintético, estes ficarão agrupados dentro do primeiro sintético registrado. Pode-se ter vários subgrupos de sintéticos.


Analíticos


Os Analíticos são formados pela seleção de Famílias Produtos ou Famílias Grupos de Produtos para determinado Sintético.


Para registrar um analítico:


Primeiramente selecione o sintético que terá o seu analítico configurado.

Na aba Produtos posicione o cursor sobre a família produto ou família grupo de produtos que fará parte do analítico.

No GRID Famílias Papel Produtos pressione o botão para mover a família produto ou família grupo produto selecionada para o analítico.

Caso necessário, retire a família produto que não será mais utilizada dentro do analítico pressionando o botão no GRID Analíticos.


Exceções


Quando no Analítico existe uma família grupo de produtos com diversos produtos, é possível criar exceções com os produtos desse grupo de produtos que não farão parte do plano de visualização, fazendo que assim não seja necessário incluir produto por produto dentro do analítico, apenas retirando os que não serão visualizados no planejamento de vendas.


Para efetuar as exceções:


Dentro do GRID Analíticos, selecione a família grupo de produtos que tem produto a se tornar uma exceção.

No GRID Exceções, pressione o botão Ações > Importar Exceções.

Selecione o produto que será a exceção dentro da família grupo de produtos.

Pressione o botão Importar para finalizar o processo de exceção de um produto de uma família grupo de produtos do analítico.


Após a configuração do Sintético e Analíticos do plano de visualização, pressione o botão Aplicar do GRID Plano de Visualização Planejamento de Vendas para registrar as configurações do plano.


Acessos Plano Visualização


Define o usuário que terá acesso ao plano de visualização, garantindo a segurança de acesso ao plano de visualização do planejamento de vendas.


Posicione o cursor sobre o GRID de acessos meta de venda.

Pressione a tecla Insert ou para habilitar a tela de registro de acesso da meta venda.


Será apresentada a tela:


Tela Acessos Plano Visualização


Preencha os campos:


Usuário

Informe o usuário de acesso da meta de venda.


Somente Leitura

Com este campo marcado o usuário selecionado apenas visualizará a meta de venda sem poder editar.


Bloqueado

Com este campo marcado o usuário selecionado não poderá visualizar a meta de venda e nem editá-la.


Pressione o botão Confirmar para finalizar o registro dos acessos do plano de visualização planejamento de vendas.


Registrar Planejamento de Vendas.


Os processos de Planejamento de Vendas caracterizam-se por ser um instrumento de controle e acompanhamento das vendas realizadas pela empresa.

O Planejamento de Vendas consiste na formulação de um plano geral de metas que deverá ser acompanhado pela empresa, de acordo com os objetivos estabelecidos para um determinado período. Este plano deverá observar as variáveis envolvidas no sistema levando em conta o passado, comparando com o presente e sobretudo projetando para o futuro.

O Planejamento de Vendas define qual a periodicidade (Anual, Mensal, Trimestral, Semestral, etc.), e tem como origem as informações de Vendas (Pedidos e Notas Fiscais de Venda).


Nota

Para visualizar exemplos de cenários de registro de planejamento de vendas > acessar (Exemplo Planejamento de Vendas).


Onde Faz?


1.3. Acessar o menu Vendas > Planejamento de Vendas > Registrar Planejamento de Vendas.


Como Faz?


1.4. Para registrar um planejamento de vendas:

Posicione o cursor sobre o GRID de registrar pedido.

Pressione a tecla Insert ou para habilitar a tela de registro do planejamento de vendas.


Será apresentada a tela:


Tela Registrar Planejamento de Vendas.


Preencha os campos:


Nome

Informe o nome que será atribuído ao planejamento de vendas.


Ativo

Marque este campo para ativar o planejamento de vendas, caso contrário o planejamento não poderá ser utilizado.


Descrição

Informe a descrição utilizada no planejamento de vendas.


Plano Visualização

Selecione o plano de visualização definido com a configuração necessária para ser utilizada no planejamento de vendas.


Nota

Para saber mais sobre o plano de visualização do planejamento de vendas consulte Planejamento de Vendas > Plano de Visualização Planejamento de Vendas


Periodicidade

Selecione o tipo de periodicidade que o planejamento registrado estará em vigor, podendo ser: Mensal ou Mensal rateio diário.


Percentual

Selecione o tipo de percentual que será apresentando no saldo do orçamento ao registrar um lançamento da meta ou na consulta da meta, podendo ser:


Atingido: Mostra o percentual do saldo  atingido da meta estabelecida.

Restante: Mostra o percentual do saldo restante para realizar a meta estabelecida.


Tipo Valor

Selecione o tipo de valor que será utilizado para o planejamento de vendas, podendo ser: Valor Líquido ou Quantidade.


Data Inicial

Selecione as datas Inicial e Final da vigência do planejamento de vendas de acordo com a periodicidade selecionada.


Pressione o botão Confirmar para finalizar o registro do planejamento de vendas.

Após a confirmação do planejamento de vendas, selecione o do documento registrado para habilitar o registro do Cenário e Acessos.


Cenários


Cada Planejamento deve possuir Metas. Estas Metas são os detalhamentos do Planejamento, e podem ser definidos por Empresa, Filial ou Representante. O primeiro passo para criação das Metas é o cadastro de uma Meta Consolidada para a Empresa. Uma Meta consolidada da Empresa é a Meta principal, que consolida todas as demais metas criadas por Filial ou Representante. Em seguida, serão cadastradas as Metas por Filial, Sintéticas e por Representante. As Metas do tipo Sintético são metas que consolidam informações de outras Metas, de forma a permitir uma melhor estruturação e hierarquização do planejamento. As Metas Analíticas são definidas por Representante ou Filial, e são a base dos dados das Metas consolidadas. Os lançamentos das vendas dos produtos são atualizados nessas metas. O parâmetro Padrão do cadastro da Meta define se a Meta está em vigor no momento, ou seja, se deve ser atualizada nos cálculos.

Para registrar uma meta de venda:


Posicione o cursor sobre o GRID de Meta de Venda.

Pressione a tecla Insert ou para habilitar a tela de registro da meta venda.


Será apresentada a tela:


Tela Cenários Planejamento de Vendas.


Preencha os campos:


Nome

Informe o nome que será atribuído a meta de venda.


Padrão

Marque este campo para deixar a meta registrada em vigor para o calculo de metas do planejamento de vendas.


Descrição

Informe a descrição utilizada na meta de venda.


Tipo

Selecione o tipo de meta de venda para o planejamento de vendas, podendo ser: Consolidado Empresa, Consolidado Filial, Sintético, Analítico Filial e Analítico Representante.


Filial

Selecione a filial que será destinada a meta de venda do planejamento de vendas.


Meta de Venda

Selecione o sintético configurado como cenário para qual a meta de venda registrada será destinada.


Pressione o botão Confirmar para finalizar o registro do cenário do planejamento de vendas.

Para registrar novos cenários repita este processo a partir do passo 1.


Lançamentos


No processo de cadastro da meta de venda é possível registrar o lançamento dos valores orçados para os produtos do plano. Os valores podem ser cadastrados nas colunas Orçado, Cotado, Previsto, Realizado, Saldo (Orçado (Previsto + Realizado)) e Percentual.

Para registrar um lançamento:


No GRID de Meta de Venda, pressione o botão Ações > Lançamentos.


Nota

No botão Ação também é possível Recalcular os Valores Orçados, Realizados, Previstos, ou Todos os Valores de forma manual e também Refazer o Plano da meta de venda permitindo ao usuário recalcular e também atualizar a Meta de acordo com as alterações realizadas no Plano de Visualização, incluindo na tela de digitação da Meta os novos itens cadastrados no plano e limpa os itens removidos do plano.


Será apresentada a tela:


Tela Lançamentos Meta de Venda.


Para registrar os valores é necessário selecionar o produto e assim então localizar a coluna de valores que terá o valor registrado.


Nota

Para visualizar estas colunas e alterar o seu valor, no GRID Meta de Venda pressione o botão Opções > Filtrar Colunas, selecione a coluna que terá valor registrado, podendo desta formar, mostrar e ocultar colunas.

No botão Opções, foram também definidas algumas opções para facilitar a digitação, como Filtrar Períodos e Somente Analíticos, que exibe somente os períodos desejados e os analíticos, facilitando a digitação inicial dos valores registrados, respectivamente.


Após registrar os valores em suas respectivas colunas, pressione o botão confirmar para concluir o registro de valores do lançamento da meta de venda.


Os lançamentos serão atualizados quando as movimentações de vendas possuírem integração automática com o planejamento de vendas, caso contrário a atualização dos lançamentos deverá ser manual através da Ação > Recalcular.


Nota

Para saber mais sobre a integração do planejamento de vendas nos documentos de vendas, consulte Cadastros > Tipos de Documentos > Vendas.


Acessos

Define o usuário que terá acesso ao planejamento de vendas.


Posicione o cursor sobre o GRID de acessos meta de venda.

Pressione a tecla Insert ou para habilitar a tela de registro de acesso da meta venda.


Será apresentada a tela:


Tela Acessos Meta de Venda.


Preencha os campos:


Usuário

Informe o usuário de acesso da meta de venda.


Somente Leitura

Com este campo marcado o usuário selecionado apenas visualizará a meta de venda sem poder editar.


Bloqueado

Com este campo marcado o usuário selecionado não poderá visualizar a meta de venda e nem editá-la.


Pressione o botão Confirmar para finalizar o registro dos acessos do planejamento de vendas.

Após a configuração do Cenário e Acessos do planejamento de vendas, pressione o botão Aplicar do GRID Planejamento de Vendas para registrar as configurações do planejamento.


Consultar Metas

O usuário poderá consultar a situação atual do Planejamento de vendas por vários recursos de visualização, seja impressão ou relatório, podendo assim ter a visão de todo o plano de visualização e os valores orçados, realizados e previstos para os produtos e metas estabelecidas.

Onde Faz?


1.5. Acessar o menu Vendas > Planejamento de Vendas > Consultar Metas.


Como Faz?


1.6. Para consultar uma meta do planejamento de vendas:


No campo Planejamento selecione o planejamento que terá suas metas consultadas.

Marque o campo desejado para gerar a consulta das metas do planejamento de vendas, podendo Recalcular, Excluir Valores Zerados ou ambos.


Nota

Ao marcar o campo Excluir Valores Zerados a consulta da meta do planejamento de vendas será apresentada sem os valores zerados envolvidos na meta.


Ao marcar o campo Recalcular serão apresentados os campos.


Será apresentada a tela:


Campos apresentados após marcar Recalcular.


Nota

O campo Recalcular é marcado quando documentos de vendas envolvidos nas metas do planejamento não são recalculados automaticamente.


Preencha os campos:


Meta

Informe a meta do planejamento de vendas que terá seus valores recalculados manualmente.


Data Inicial

Informe a data Inicial e Final do período em que será recalculado os valores dos documentos de vendas da meta selecionada do planejamento de vendas.


Recalcular

Determine a forma de recalculo manual dos documentos de vendas da meta do planejamento de vendas a ser consultado, podendo ser:


Cotado: recalcula o valor da cotação de venda caso esta não tenha integração automática com o planejamento de vendas.

Orçado: recalcula o valor dos documentos de vendas orçados que não tenha integração automática com o planejamento de vendas.

Realizado: recalcula o valor da nota fiscal de venda caso esta não tenha integração automática com o planejamento de vendas.

Previsão: recalcula o valor do pedido de venda caso este não tenha integração automática com o planejamento de vendas.


Nota

Para saber mais sobre a integração dos documentos de vendas, consulte Cadastros > Tipos de Documentos > Vendas.


Pressione o botão para gerar a consulta das metas do planejamento de vendas.

Será apresentada a tela para a consulta dos valores atribuídos aos valores do planejamento de vendas.


Será apresentada a tela:


Tela Consultar Metas.


Com a geração do Olap é possível filtrar informações específicas e visualizar gráficos dos valores e produtos, facilitando o acesso as informações do planejamento de vendas e as suas metas de acordo com a necessidade do usuário que efetua a consulta.

É possível imprimir, salvar e criar uma planilha com as informações apresentas no Olap, para isso selecione as opções Salvar, Imprimir ou Planilha, respectivamente, que estão localizadas no lado esquerdo inferior do Olap.

Bonificação Metas.

Onde Faz?


1.7. Acessar o menu Vendas > Planejamento de Vendas > Faixas de Bonificação Metas.


Será apresentada a tela:


Tela Faixas de Bonificação Metas.


Deve-se configurar a faixa de bonificação a ser utilizada como regra para bonificação para o Tipo Analítico Representante ou o Tipo Analítico Filial do Planejamento de Vendas cadastrado em Vendas > Planejamento de Vendas > Registrar Planejamento de Venda.


Será apresentada a tela:


Tela Registrar Planejamento de Venda.


No caso da regra para bonificação ser para uma meta do Tipo Analítico Filial do Planejamento de Vendas deve-se configurar também os representantes para qual a meta atingida deve ser rateada.


Será apresentada a tela:


Tela Registrar Planejamento de Venda.


Como Faz?


1.8. Cadastrar as faixas de bonificação.

Ter um grupo de produtos que agrupe todos os demais para ter uma meta global para a filial de todos os produtos.

Cadastrar metas analítico por filial para ter uma meta global com os representantes configurados para o rateio da bonificação conforme faixa configurada para a mesma.

Cadastrar metas analítico por representante para ter metas individuais e gera bonificação conforme faixa de bonificação configurada para a mesma.

Automaticamente conforme é feita a movimentação de venda são atualizados os valores cotados / previstos e realizados para cada meta.

A bonificação será gerada mediante apuração de Comissão em Financeiro \ Comissões \ Apuração Comissão informando a filial e o período de movimentação para apuração da mesma.

A bonificação pode ser consultada por representante através do caso de uso em Financeiro \ Comissões \ Consultar Comissão \ Bonificação Metas.

Na apuração da comissão irá gerar despesas para pagamento do representante sendo uma para cada tipo de meta – uma para meta analítico por filial e outra para meta analítico por representante, caso existam as 2 configuradas.


Será apresentada a tela:


Tela Apuração Comissão.


Tela Consultar Comissão.







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